Novo incêndio criminoso no lixão de Pau Brasil

O lixão de Pau Brasil voltou a ser alvo de crime ambiental nessa segunda feira (2), no dia seguinte à posse da prefeita Barbara Prado, e no seu primeiro dia de gestão municipal. Nossa equipe verificou logo pela manhã que havia muita fumaça entrando na atmosfera da cidade de Pau Brasil, nos dirigimos ao lixão e verificamos que o mesmo estava incendiando. Procurada logo cedo, mesmo antes do expediente na Prefeitura iniciar, a Prefeita Barbara Prado e seus secretários responderam de imediato que a situação é de fato insustentável e que seria necessário investigação imediata e providências urgentes para que o problema fosse sanado.

Demonstraram surpresa, inclusive nos informando que ao passar na estrada de Camacã na noite de domingo para segunda perceberam que o lixão da mesma também havia incendiado. Em reunião com os secretários, ficou acertado que iriam prestar denuncia na delegacia de Pau Brasill, como primeira ação, informando que estava em curso novo crime ambiental com o novo incêndio do lixão, e solicitando investigação para apuração do fato e punição dos responsáveis. A denúncia ocorreu nessa terça feira, quando o secretário de agricultura Alberto Evangelista compareceu à delegacia e nos convocou para acompanhar a denuncia, prestando queixa conforme os termos que foram acertados com os demais secretários da atual gestão. Comprometeram-se então a iniciar uma solução definitiva para resolver questão do lixo de Pau Brasil, primeiro modificando a forma como o lixo vem sendo tratado, no sentido de apresentar uma solução alternativa e intermediaria à solução ideal que é a construção de um aterro sanitário, enquanto esse não é de fato construído.

A solução vai ser discutida por uma equipe de técnicos que tratarão do problema para apresentar uma proposta que seja mais adequada e provisória, porém aceitável.

Todos concordaram que a atual situação do lixão não pode continuar, e que os incêndios são da máxima gravidade pois atinge a população da cidade com fumaça, sendo certo que a exposição à esta fumaça causa doenças.

A situação do lixão da cidade de Pau Brasil vem sendo acompanhado pela nossa equipe desde 08 de dezembro de 2015, quando ocorreu um incêndio de grandes proporções inundando a cidade de Pau Brasil de fumaça. Essa situação se repetiu durante muitos meses, tendo havido diversas discussões com a gestão anterior, o que foi dado bastante cobertura através desse blog. Nenhuma solução aceitável foi de fato implementada pela referida gestão, culminando na denuncia ao Ministério Publico, e abertura de inquérito policial contra a prefeitura de Pau Brasil em razão da situação de crime ambiental no lixão, por entender, tanto nosso corpo jornalistico como a policia e o Ministério Publico, que a área é de responsabilidade da prefeitura e que esta deve tratar de forma efetiva para a manter sob controle e evitar situações como esta. O processo encontra-se em investigação sendo constatado pela nossa reportagem que o mesmo aguarda o laudo da perita para que possa ser encaminhado à justiça com o indiciamento dos envolvidos e processo judicial.

O lixão de Pau Brasil teve seus incêndios suspensos logo após um outro grande incêndio que aconteceu às vésperas da votação das eleições municipais em outubro, fato também noticiado por este blog. Após a extinção espontânea deste incêndio, convocação de secretários da prefeitura e o próprio prefeito Alberto Rocha para prestar depoimento na DPA de Ilheus, o lixão permaneceu três meses sem foco de incêndio, sendo que estranhamente, no primeiro dia da gestão da atual prefeita, o lixão volta a ser criminosamente incendiado, mesmo antes do início do horário do primeiro expediente na prefeitura, já sob a nova gestão.

Nossa equipe continuará envidando todos os esforços no sentido de continuar com nossa investigação jornalistica sobre estes incêndios, e andamento das soluções a serem discutidas com a atual gestão para a questão do lixo da cidade de Pau Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s