Exemplo de cidadania e defesa do ambiente

Moradora de Pau Brasil presta serviço ambiental gratuito à mais de 30 anos na Praça dos Esportes

Residente da Praça dos Esportes planta novas mudas de árvores na praça, mais de 25 mudas foram plantadas por Lúcia Damásio só neste ano. Agora com as chuvas plantou mais 15 mudas de árvores. Entre as espécies escolhidas estão tamarineiro, castanheira, flamboyant, e pau-brasil. Lúcia é moradora do Bairro Novo, onde fica localizada a Praça dos Esportes, conta que adora plantas. Desde que veio morar no bairro há trinta anos atrás, vem plantando mudas de árvores, e o critério usado para escolha das mudas tem a ver com a espécie que Lúcia acha bonita e que possua flores e faça boa sombra.

Muda de Pau-Brasil Paubrasilia echinata
Muda de Pau-Brasil – Paubrasilia echinata

Algumas mudas são doadas por conhecidos que sabem da paixão de Lúcia em plantar árvores, outras são plantadas por ela, através de sementes, em vasilhas e depois são trasportadas para os canteiros da praça. Percebe-se o cuidado que Lúcia tem em sinalizar a área onde estão plantadas as mudas, usa madeira, pedaços de telha e outros materiais para delimitar o espaço onde encontra-se a muda. “As árvores fazem parte do meio ambiente, é bom ter plantas pois precisamos de oxigênio e da sombra que as árvores nos dão, além de outros benefícios que elas trazem.”

Lembra que já plantou mais de 100 mudas de árvores na praça, porém poucas conseguiram atingir a vida adulta pois existe muito ato de vandalismo contra as mudas de árvores, os meninos arraçam, tiram as folhas. “Alguns moradores que gostavam de plantar já não plantam mais por isso, foram se decepcionado de ver as mudas bonitinhas depois aparecerem arrancadas”. Mas nem por isso Lúcia desiste, o plantio de mudas acontece o tempo todo, já que não há garantia de que as mudas chegarão a vida adulta. Durante o verão o cuidado é redobrado, molha as mudas duas vezes por dia, pela manhã e pela tarde. Conta que tem vizinhos que até falam brincando que ela deveria receber um dinheiro da prefeitura pelo fato de gastar tanta água molhando planta. Agora com as chuvas acredita que as novas mudas tenham maiores chances de sobreviver. Torce para que as novas mudas de pau- brasil consigam chegar a vida adulta, já que muitas outras não conseguiram sobreviver.

img_4621O povo é dono dos espaços públicos que temos nas cidades, as praças são um bom exemplo de espaço publico. Percebe-se que a Praça dos Esportes tem sido frequentada por um grande número de pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, sendo notável a frequência de senhores de meia idade que tem usado o espaço para fazer atividade física. Porem é necessário que o poder publico dê manutenção constante a esse espaço, é perceptível que vários bancos da praça foram quebrados, as telas da quadra foram cortadas e a própria quadra sofre depredação, sem falar na quantidade de lixo que fica ao redor da praça. É necessário que a prefeitura disponibilize a Guarda Municipal para vigiar esse espaço, e um funcionário especializado, qualificado, em jardinagem de espaços públicos para cuidar das plantas. Necessário também que através das escolas municipais ofereça educação ambiental para os jovens e crianças, para que aprendam a respeitar o ambiente e entendam que é crime depredar os espaços públicos, não apenas da Praça dos Esportes, como de todo o município.

Após o fechamento desta reportagem verificamos que duas mudas de pau-brasil, recentemente plantadas por dona Lúcia e retratadas por nosso fotógrafo, foram vandalizadas.

Olinda Wanderley

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s