Você tem estilo?

Quem disse que ao morar em uma cidade pequena, você não poder ter um estilo próprio? É com essa proposta que vamos falar um pouco sobre estilo. Laísa Praxedes, 19 anos, inicio da carreira profissional como tatuadora, mais conhecida na cidade de Pau Brasil onde mora como a “roquerinha”, apelido derivado justamente da forma como as pessoas interpretam seu estilo.

img_4418Primeiro vamos entender o que é ter “estilo”. Podemos dizer que o estilo é a forma pela qual algo se manifesta em sua aparência, e que pode estar ligado ao modo de viver de certas pessoas e grupos sociais, a aparência das peças e composições de vestuário, a forma como classificamos as musicas de acordo às características que possuem em comum, tais como o gênero Rock, Samba etc. O estilo é usado como marca distintiva de grupos sociais e indivíduos, sendo usado também para marcar socialmente sua personalidade individual, ou o pensamento coletivo de grupos. O estilo pode ser visto também como o conjunto de símbolos que representam a forma de expressão corporal de uma pessoa em relação a “quem ela é”. Diferentemente da moda que muda o tempo todo, o estilo não tem essa urgência de mudança.

Normalmente o estilo pessoal vai sendo construindo aos poucos, com base em experiências pessoais, e evolui ao longo da vida. O estilo do vestuário é, então, uma derivação do conjunto de afinidades que uma pessoa possui com grupos sociais, gostos musicais etc, evoluindo em conjunto com seu estilo de vida e seus gostos pessoais.

Laísa define seu estilo como sendo próprio, conta que desde mais nova gosta de roupas escuras, de preferência pretaimg_4315 e roxa, e montava seus looks de acordo ao seu gosto pessoal. Confessa que as bandas de rock The Misfits, Jonnny Cosh e Amy Winehouse, acabaram influenciando um pouco suas vestimentas. Porém conta que, mesmo antes de curtir algumas personalidades da musica, já possuía um estilo próprio. Seu gosto musical fez reforçar ainda mais seu estilo pessoal, que fica bem próximo do punk, grunge e vintage. A influência do rock a fez aquirir novas peças, ajudando a compor ainda mais o seu estilo. Em seu guarda roupa não pode faltar saias e vestidos. Quando está usando vestidos estilo bonequinha costuma carregar nos acessórios, suas saias têm uma pegada vintage.

Em relação à maquiagem, seu queridinho é o delineador, mas o rímel e batom de cores mais escuras também possuem um lugar especial na make. Em relação à sapato, o coturno e all star, sem dúvida, são os preferidos. Laísa conta que na adolescência usava os cabelos longos, hoje prefere curtos pois dão menos trabalho. Laísa já usou quase todos as cores, de cabelo rosa ao verde, laranja, cinza, loiro… atualmente usa azul, mas revela que a cor que mais gostou de usar foi o roxo.

Laisa cimg_4329onta que sua mãe “superapoia’’ seu estilo, mas nem sempre foi assim. A mídia ajudou a difundir mais os estilos mais alternativos, dessa forma acabou influenciando as pessoas a aceitarem melhor outros estilos que não são o padrão. “ Hoje já consigo encontrar algumas peças de roupa na cidade, a algum tempo atrás era impossível.” Quando não consegue encontrar uma peça que quer muito, a alternativa de Laísa é recorrer à costureira.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não devemos olhar com preconceito as pessoas que gostam de usar roupas que estão na moda, porém é preciso ter um olhar crítico, quem só usa roupa que está na moda acaba se tornando consumista, pois vai estar sempre comprando, as tendências mudam o tempo todo e isso é estimulado pela indústria justamente para estimular o mercado, estimular as pessoas à consumirem. Já as pessoas que usam das tendências para conhecer melhor seu gosto e comprar apenas roupas que fazem parte de seu estilo, só comprarão roupas quando essas realmente fizerem sentido no seu guarda roupa. É Importante analisar bem o tipo de peça que você está comprando, se combina com outras que você já possui no seu guarda roupa, assim você vai ter mais opção de uso para a tal peça.

Fotos: Olinda Muniz e Zilvan Mota

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s