Incêndio e Crime Ambiental no Lixão de Pau Brasil

Desde 08 de Dezembro de 2015 o lixão da cidade de Pau Brasil tem sido sistematicamente incendiado, com um intervalo nos meses que aconteceram as chuvas. A prefeitura foi notificada na época, algumas reuniões formais e informais aconteceram no sentido de ser sanado o problema configurado com crime ambiental. A primeira ação notável foi a ida do prefeito Dr. Alberto Rocha e sua equipe ao lixão nesta manhã 21 de Setembro de 2016, quando estava em curso mais um grande incêndio no lixão, e nova invasão de fumaça tóxica na cidade. Vale ressaltar que reiteradas vezes fizemos a mesma reclamação que fizemos hoje, e nunca conseguimos testemunhar uma equipe da prefeitura que demonstrasse interesse em resolver o problema como hoje aconteceu, inclusive com a presença do prefeito.

Seja qual for o autor do Crime Ambiental, o fato é que houve a negligência por parte da administração municipal ao continuar mantendo a área aberta, sem portões instalados. A instalação de portões já deveria ter ocorrido à meses, pois foi acertado em reunião desde dezembro do ano passado. A falta de vigilância noturna cria oportunidade para o criminoso agir, uma vez que os incêndios sempre começam depois da saída dos catadores. O próprio prefeito Dr Alberto, assume em vídeo que a área é de risco potencial de incêndio, em razão de conter inúmeras e muito numerosas substâncias inflamáveis. Ressaltando que ao se inflamarem estas substâncias causam danos gravíssimos aos seres humanos e ao ambiente, tal como admitiu o próprio prefeito no mesmo vídeo.
Consideramos, também, que as medidas tomadas pela prefeitura para a extinção do incêndio com abafamento do fogo com terra, hoje, sugestão nossa inclusive, deveriam ter sido tomadas em caráter de máxima urgência em razão da gravidade da situação, e as mesmas só se se tornarão efetivas amanhã.
Aguardamos que desta vez a devida atenção seja dada ao problema, e que, além da extinção deste incêndio criminoso em curso, sejam tomadas todas as medidas com o intuito de descobrir os autores do crime e prevenir novos episódios de incêndios.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s